Notícias

Voltar

METRO DE LISBOA INOVA COM PATROCÍNIO EXCLUSIVO DE ESTAÇÕES

sexta-feira 9 de setembro de 2011

O Metro de Lisboa e a Portugal Telecom (PT) inauguraram ontem a estação Baixa-Chiado PT Bluestation, um projecto pioneiro em todo o mundo e que torna a PT na primeira marca a personalizar e gerir naming rights de uma estação de metro.

Através deste acordo, válido para os próximos quatro anos, a PT vai trabalhar com o Metro de Lisboa na gestão da imagem desta estação, em várias vertentes. Aliás, já é visível, na estação, uma projecção decorativa com conteúdos integrados pela Mobbit Systems e organizados por categorias: News (notícias de última hora), To Do (agenda cultural da Baixa-Chiado PT Bluestation); Fun (lazer); Useful (informações úteis, como o trânsito, horas e tempo); Chiado (informações sobre a zona do Chiado), Kids (actividades para os mais novos).

A estação passará também a estar decorada com iluminação inteligente e ambientalmente responsável, um projecto da Dub Video Connection. A iluminação interactiva – em leds – irá acompanhar as carruagens sempre que estas entrarem ou saírem do cais.

Ainda de acordo com a parceria, a PT vai disponibilizar gratuitamente o acesso à rede PT wi-fi a todos os utilizadores desta estação de metro, facilitando a utilização das telecomunicações. “Este posicionamento será uma componente da atitude sustentável assumida pela PT, na sua perspectiva de agente social e economicamente responsável”, explica a marca em comunicado.

Finalmente, está previsto ainda um programa lúdico-cultural, 365 dias por ano, que terá acções temáticas diárias subordinadas a um tema diferente cada mês. Cada um dos 12 temas, que correspondem a 12 temas por ano, serão definidos em articulação entre a PT e o Metro de Lisboa.

A inauguração da Baixa-Chiado PT Bluestation pretende ainda dinamizar o Chiado, uma zona nobre da cidade de Lisboa, oferecendo a todos os utilizadores deste espaço uma experiência totalmente inovadora.

O projecto contou ainda com a participação da MOP (Multimédia Outdoors Portugal), responsável pela gestão da publicidade do metropolitano de Lisboa. Ao todo, foram seis meses de trabalho, que movimentou 170 pessoas e 20 entidades distintas.

De acordo com Vasco Perestrelo, CEO da MOP, em declarações ao Meios & Publicidade, o Metro dispõe de cerca de 10 estações com potencialidade para desenvolverem projectos semelhantes. Pelo “tráfego” de passageiros, destacam-se o Marquês de Pombal, Campo Grande, Alameda e Cais do Sodré; pela “qualidade” do espaço ou do target surgem como opções Entrecampos, Saldanha e Cidade Universitária.

A estação de metro da Baixa-Chiado foi projectada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e encontra-se situada no coração da cidade de Lisboa, uma zona onde a cultura, artes e espectáculo, restauração e vida lisboeta têm uma intensidade maior. A estação é utilizada por 11 milhões de pessoas por ano e é um ponto fulcral do trajecto casa-trabalho e trabalho-caso de milhões de cidadãos.

in http://greensavers.sapo.pt/2011/09/09/metro-de-lisboa-inova-com-patrocinio-exclusivo-de-estacoes-com-video/